Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Facebook Mestrado PRU


Facebook DCSPT



calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Visitas

Visitas

Pesquisar

 


CRÓNICA D.A. #01 - TERRITÓRIOS

Sexta-feira, 22.03.13

 

CRÓNICA D.A. #01

 

Com este artigo damos início a uma colaboração regular de docentes do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro com o Diário de Aveiro, na qual abordaremos temas ligados ao território.

A formação em Planeamento Regional e Urbano em Aveiro – 30 anos

A Universidade de Aveiro, criada em 1973, teve desde o início a sua missão ligada à intenção do Estado de criar novos pólos universitários públicos, alternativos aos pólos de Coimbra, Lisboa e Porto. Tal inovação foi não só territorial mas também formativa: a Universidade de Aveiro teve na sua génese formações novas em áreas ligadas à realidade económica, empresarial, ambiental da região. Foi dez anos mais tarde, em 1983, que foi criada a licenciatura em planeamento regional e urbano associada à licenciatura de engenharia do ambiente. O país estava a despertar para as questões do ordenamento do território e num momento de crescimento e expansão urbana, os impactos ambientais dessas transformações começavam a estar na ordem do dia. A Universidade de Aveiro tornou-se na primeira universidade portuguesa a oferecer formação de nível superior especificamente em planeamento regional e urbano.

Estes 30 anos de formação foram marcados por momentos importantes. Em 1987 a Universidade de Aveiro torna-se membro fundador da AESOP, a maior associação europeia de escolas de planeamento. Em 1993 foi criada a Associação Portuguesa de Planeadores, que reúne os licenciados em planeamento regional e urbano e profissionais de planeamento de outras formações.

Os novos desafios ao ordenamento do território

Os tempos que correm colocam desafios importantes e novos ao ordenamento do território. Planear em tempos de escassez de meios e em cenários de reduzido crescimento demográfico e económico é distinto de planear em contextos de recursos avultados e de crescimento expectável. Pensar o território neste novo quadro leva a dar mais atenção aos intervenientes da transformação e à qualidade dos territórios que habitamos, a melhorar, alterar, reciclar o que já existe.    

A cultura de planeamento

A formação em planeamento regional e urbano da universidade de Aveiro tem evoluído com a sociedade, passando do aprender a fazer, que pautou os curricula da licenciatura entre 1983 e 2007, para o aprender a implementar. Esta nova problemática preocupa todos nós que dedicamos o nosso esforço no campo académico e profissional à atividade do planeamento e está presente nos conteúdos do curso de mestrado em planeamento regional e urbano existente desde 2007.

Ao longo destas décadas, uma preocupação de fundo tem persistido, a de criar uma cultura de planeamento, que confira ao ordenamento do território um papel social mais forte e uma preocupação de todos. É neste contexto de promoção de uma cultura de planeamento e associado à comemoração dos 30 anos de planeamento regional e urbano que um grupo de docentes do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território envolvidos na oferta formativa em planeamento regional e urbano decide iniciar uma colaboração regular com o Diário de Aveiro para abordar temáticas relacionadas com o ordenamento do território. Pretendemos fazer desta colaboração um espaço que reflita a diversidade de abordagens e de opiniões dos seus autores. Procuraremos abordar temas de interesse europeu e nacional com impacto regional e local. Esperamos que este espaço cumpra a função de promover uma cultura de planeamento e de interessar mais os leitores do Diário de Aveiro pelas questões do ordenamento do território.

 

Paulo Silva, professor auxiliar do Departamento de Ciências Sociais Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, investigador do GOVCOPP, diretor do curso de mestrado em planeamento regional e urbano.

Email: paulosilva@ua.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)


PRU

2012-11-21_2353.png